TEXTOS E PLANOS 2004/2011:


A ALEGRIA DA MÚSICA.

A ALEGRIA DA MÚSICA.
Sthefanie e a professora Sandra no pátio da escola.

SENSAÇÃO - PERCEPÇÃO - CONSCIENCIA CORPORAL E CORPO INTENCIONAL

Mais que captar sensações, perceber é emocionar-se.
Se emocionar é fazer parte do percebido, conectando algo ali que nos afeta. Algo que nos faz sentido.
Emoção, mais do que mera abstração, é experiência, é ação, é o que nos faz mover.
A percepção apresenta uma dimensão ativa. Percepção e consciência da percepção se referem a um único movimento, onde o corpo desempenha o papel central .

Sandra Ferreira

Reflexões sobre a Fenomenologia de
Maurice Merleau Ponty


SALVE A DIVERSIDADE!

SALVE A DIVERSIDADE!
Logotipo da escola.

FLÂMULA DA BANDA PATAPATASOM - 2005

FLÂMULA DA BANDA PATAPATASOM  - 2005
Confeccionada pela Profª Mary Alzira e segurada pelo aluno Juno

30 de set. de 2007

OFICINA DE PERCUSSÃO CORPORAL


EDUARDO NASCIMENTO COM A TURMA DO SOM E MOVIMENTO REALIZANDO EXERCÍCIOS DE DISSOCIAÇÃO DOS MOVIMENTOS MANUAIS.







21 de set. de 2007

EL TOQUE DE CANDOMBE

PESSOAL
Como é dificil tocar no ritmo de Candombe, mas a gente chega lá!
Olha só este site que encontramos, que bárbaro!

http://toquecandombe.tripod.com/ritmos.htm

20 de set. de 2007

QUAL A ORIGEM DA SABEDORIA DOS TAMBORES NA AMERICA DO SUL?

Existem alguns estudos a esse respeito, estamos lendo, mas temos muitas duvidas. Parece que alguns povos indigenas da America do Sul ja utilizavam tambores antes mesmo da vinda dos exploradores europeus e da grande influencia da cultura trazida com os escravos negros. Estamos estudando bastante sobre o assunto e logocontaremos pra vocês!

19 de set. de 2007

A GALERA DO YOYO IA IA

Hoje a turma do Som e Movimento conheceu o educador musical uruguayo Eduardo Solari, que nos deu uma aula sobre a influência negra e indígena nos diferentes rítmos sul americanos esclarecendo que a sabedoria dos tambores foi herança trazida pelos negros escravizados, pois os índios que habitavam a américa do sul não utilizavam tambores, mas instrumentos de sopro e chocalhos. Também nos informou que a utilização de cordas na música sul americana tem origem européia. Sera mesmo? Ainda vamos continuar conversando muito sobre esses assuntos.

Franciele, Paula e Camila junto ao educador Eduardo Solari.

Eduardo Nascimento também esteve junto nesta manhã desenvolvendo muitos exercícios de dissociação dos movimentos rítmicos manuais e propostas de percussão corporal. Semana próxima já estaremos construindo alguns instrumentos musicais com sua orientação.

Essa turma está ficando muito linda!

13 de set. de 2007

ORIXÁS - SHOW DE NANCY ARAÚJO NO TEATRO DE ARENA


A turma do Som e Movimento foi convidada a assistir gratuitamente no dia 05 de setembro, no Teatro de Arena, Orixás, o novo espetáculo musical de Nanci Araújo cantando o sincretismo religioso pelas composições de Marcos Farias, Bedeu, Sérgio Santos, Paulo César Pinheiro, Túlio Piva, Eduardo Solari, Nelson Coelho de Castro, Márcio Celi e dela mesma. Nanci Araújo foi acompanhada de Beto Bollo (Violão), Heinoê Ferreira (Percussão), tambores em profusão em levada de Candomblé e Batuque. O espetáculo é samba autêntico.De lambuja, a deliciosa e inspiradora presença de Mário Terra, da Cia de dança Brazil Estrangeiro.


DANIELE E SEU IRMÃO RODRIGO PRESTIGIARAM O ESPETÁCULO.

EDUARDO SOLARI, RODRIGO, DANIELE E SANDRA.


NANCY ARAUJO NOS RECEBEU CARINHOSAMENTE EM SEU CAMARIM.

DANIELE E EDUARDO SOLARI, A ALUNA E SEU EDUCADOR MUSICAL SUL AMERICANO.



NANCY ARAUJO E DANI.



DANIELE NÃO RESISTIU AOS TAMBORES DJAMBÊ.



O SHOW FOI MUITO ENVOLVENTE!



COMO UM TÍPICO MALANDRO OU COMO ENTIDADE, MARIO TERRA E SUA DANÇA AFRO DESPERTOU A EMOÇÃO DO PÚBLICO!



BETO BOLLO (VIOLÃO), HENOEI FERREIRA (PERCUSSÃO), NANCI ARAUJO E MÁRIO TERRA, FIZERAM O ESPETÁCULO.

5 de set. de 2007

PROFISSIONAIS DA MÚSICA EM PARCERIA COM O COMPLEMENTO DE SOM E MOVIMENTO!

EDUARDO NASCIMENTO
MÚSICO, ATOR-BONEQUEIRO, ENVOLVIDO COM PROJETOS SOCIAIS E CULTURAIS EM DIVERSAS COMUNIDADES DE PORTO ALEGRE, TAMBÉM TRABALHA COM CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS. COM NOSSOS ALUNOS ALÉM DISTO, IRÁ DESENVOLVER ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO RITMICO-MUSICAIS.
VAMOS APRENDER A FAZER E BATER UM TAMBORZÃO COM ESTE MÚSICO E NOVO AMIGO DO SOM E MOVIMENTO.
Dados pesquisados no Orkut.
EDUARDO SOLARI
MÚSICO E COMPOSITOR URUGUAIO, COM MAIS DE VINTE E CINCO ANOS DE CARREIRA, RADICADO EM PORTO ALEGRE DESDE 2001 POSSUI TRABALHOS FONOGRÁFIOCS NO URUGUAI E ARGENTINA COM AMPLO ROTEIRO DE APRESENTAÇÕES EM DIFERENTES PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL.
COM O GRUPO DO SOM E MOVIMENTO IRÁ APRESENTAR CANÇÕES DO REPERTÓRIO SUL AMERICANO COMO A ZAMBA, O FOLCLORE, A MURGA E O CANDOMBE, ALÉM DE TAMBÉM CRIAR AOS ALUNOS O CONTACTO DIRETO COM A LÍNGUA ESPANHOLA, UTILIZADA NOS DIFERENTES PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL.
SEA BIEN VENIDO EDUARDO!!
Dados pesquisados no blog da ECARTA.

4 de set. de 2007

A TURMA ESTÁ BATENDO UM TAMBOR LEGAL!

Diego é um bom ritmista.Fernando é novo no grupo, mas já esta utilizando tan tan.
Cristiano fez uma visita ao grupo.

Daniele tem três anos que faz parte da Banda Patapata Som.

Luisi e seu agogô.
Cleber esta aprendendo novos ritmos no tarol.
Franciele é muito empenhada em todos os instrumentos, aqui esta treinando o tarol

2 de set. de 2007

PROJETO 2007

YOYO E IAIA
LA INTEGRACION SULAMERICANA Y LA INCLUSION A TRAVES DE LOS TAMBORES

Coordenação Professora Sandra Regina Pontes Ferreira

JUSTIFICATIVA

A sabedoria dos tambores, herança dos povos de primeira nação que viveram nos diferentes rincões da América do Sul, como alguns povos indígenas indígenas e os negros trazidos como escravos de diversos pontos do continente africano, ultrapassou o tempo, o espaço e os mais cruéis mecanismos da opressão, perpetuando-se como símbolo de resistência e identidade no imaginário sul-americano. O som dos tambores irmanados pelo envolvimento rítmico seja complexo ou monótono, permite uma unicidade, um envolvimento metafísico, um transe, uma troca potencial promotora de competências de grupo, uma sincronia ancestral, um espaço inconsciente e coletivo.

O Complemento Curricular de Som e Movimento no ano de 2007, vem resgatar a experiência percussiva existente na América do Sul. Dentre os diferentes ritmos reproduzidos em suas musicas e danças.
Qual a contribuição dessa sabedoria dos tambores entre os povos sul americanos, o que há de semelhante e distinto em nossas musicas, entre o carnaval e a murga, o samba e la zamba, o candombe e o candomblé.
O trabalho de Educação Musical oferecido em nosso complemento, com a utilização predominante de tambores desenvolvido há três anos se constitui em campo farto para a realização deste projeto.
Sem as exigências de uma notação musical mais complexa, envolvendo necessariamente a leitura de partituras, alem de oferecer maior flexibilidade no acesso a esse conhecimento, maiores possibilidades de participação coletiva, etc,
a percussão se constitui em uma potente estratégia inclusiva e educadora para nosso alunos ditos especiais, sob diferentes pontos de vista, especialmente no âmbito da educação musical.
Todas as experiências percussivas realizadas pelo grupo, assim como as produções musicais, serão digitalizadas utilizando-se de programas de edição de som. Dentro das propostas da Radio Escola Elyseu, estas experiências poderão ser utilizadas na construção de efeitos sonoros, trilhas sonoras ou de programas educativos de radio, que poderão ser apresentados em aula.
Alem disso, como o trabalho de Educação Musical passa fundamentalmente pelo conhecimento que temos de nosso corpo, de seus movimentos no espaço e no tempo, estaremos também trabalhando expressão corporal e dança. Para tal, estudaremos sobre as diferentes danças, procurando identificar a identidade cultural sul americana.

OBJETIVO GERAL
Conhecer diferentes ritmos através do estudo sobre a origem e a contribuição dos tambores na musica sul americana.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
1. Identificar os paises sul americanos vizinhos ao Brasil.
2. Apreciar e reconhecer diferentes ritmos musicais dos paises sul americanos, tais como, la Zamba, el Tango, el candombe, la murga.
3. Apreciar e reconhecer os ritmos musicais brasileiros, tais como o choro, o candomblé e o samba enredo.
4. Apreciar e cantar diferentes temas do repertorio sul americano.
5. Realizar exercícios de canto e coral.
6. Produzir diferentes tambores com a utilização de sucatas.
7. Executar coletivamente como uso dos tambores alternativos ou convencionais, variados padrões percussivos a partir dos diferentes ritmos musicais sul americanos.
8. Compor coletivamente uma chamada murguenha a partir de tema de interesse do grupo.
9. Compor coletivamente uma chamada em ritmo de candombe.
10. Executar coreografias de danças tradicionais sul americanas, tais como la zamba, el candombe, el tango.
11. Realizar uma síntese do trabalho realizado durante o semestre através de uma apresentação artística de final de ano no Elyseu em Cena 2007.