TEXTOS E PLANOS 2004/2011:


A ALEGRIA DA MÚSICA.

A ALEGRIA DA MÚSICA.
Sthefanie e a professora Sandra no pátio da escola.

SENSAÇÃO - PERCEPÇÃO - CONSCIENCIA CORPORAL E CORPO INTENCIONAL

Mais que captar sensações, perceber é emocionar-se.
Se emocionar é fazer parte do percebido, conectando algo ali que nos afeta. Algo que nos faz sentido.
Emoção, mais do que mera abstração, é experiência, é ação, é o que nos faz mover.
A percepção apresenta uma dimensão ativa. Percepção e consciência da percepção se referem a um único movimento, onde o corpo desempenha o papel central .

Sandra Ferreira

Reflexões sobre a Fenomenologia de
Maurice Merleau Ponty


SALVE A DIVERSIDADE!

SALVE A DIVERSIDADE!
Logotipo da escola.

FLÂMULA DA BANDA PATAPATASOM - 2005

FLÂMULA DA BANDA PATAPATASOM  - 2005
Confeccionada pela Profª Mary Alzira e segurada pelo aluno Juno

28 de mai. de 2011

A DISPOSIÇÃO FÍSICA DE UMA AULA

 usualmente utilizamos a roda como organizador do espaço da aula de música, pois todos se podem ver e tocar juntos, recebendo a mediação da professora.
 Nesta aula utilizaremos pequenos instrumentos de percussão como o xilofone,
                                         as claves de madeira,
                                         o agogô de metal,
                                         o ganzá de potes de iogurte,
                                         o pandeiro meia-lua
                                         o pequeno tambor,
                    assim como instrumentos de sopro como as harmônicas, excelentes para trabalharmos a melodia de modo exploratório e espontâneo.

 Também  utilizamos cartões com imagens que significam as canções.
as crianças simplesmente adoram.

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS AO SERVIÇO DA EDUCAÇÃO MUSICAL

Produzimos um jogo de Educação Musical  promovendo a associação som e imagens, envolvendo a percepção tímbrica de instrumentos musicais.


Onde o aluno deveria:

1- compreender o enunciado do jogo mediante a utilização de cartões de comunicação - PECs (com a mediação da professora): Escolha qual o instrumento tu estás escutando.

2- perceber auditivamente o som do instrumento musical apresentado (som já vivenciado nas aulas de música durante o ano letivo até aqui) e relacionar à sua imagem.

3- interagir com o material do jogo com a mediação da professora, compreendendo sua funcionalidade.

4- Realizar o registro gráfico dos instrumentos musicais que mais gostou.

O enunciado do jogo foi proposto utilizando uma frase enigmática com os cartoões de comunicação, depois escutou o recorte musical (som da flauta) para identificar de que imagem era.
 A aluna fez sua escolha.
 voltou a refazer sua escolha...
Mas ao teclar o trompete, percebeu que seu som era diferente.
 
 Finalmente acertou...o som era o som da flauta.
 Depois pode  conhecer o som de outros instrumentos musicais de banda: como o clarinete,
e o bumbo.

17 de mai. de 2011

TURMA AT2 EM OUTRA AULA DE PERCUSSÃO

Esta aula envolve a percussão desde a corporal, com a dança e expressão corporal, até a instrumental. os alunos utilizam objetos transferenciais: bolas de lã, enfeites de mão e lenços, assim como instrumentos de percussão: tarol, surdo, pandeiro, bombo leguero e outros.

O vídeo recebe a contribuição de um dos alunos *Emmanuel, que interfere na filmagem imprimindo um efeito especial com o lenço que utilizava para dançar. ficou interessante e vamos voltar a usar este efeito, agora intencionalmente.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

15 de mai. de 2011

GIFS MUSICAIS

Estamos fazendo algumas experiencias utilizando imagens da internet e criando  gifs educativos sobre a música, logo estaremos postando outros trabalhos, fiquem atentos e bom proveito:
                                                          
  CLIQUE NAS IMAGENS

BANDA


FLAUTA DOCE
TAMBORIM

AS CARINHAS DO Iº CICLO INFANTIL - E O PROJETO DE INTEGRAÇÃO COM CRIANÇAS DA COMUNIDADE

Olhem só que criançada esperta tem o Iº Ciclo de nossa escola!!

CLICANDO NA FOTO ABAIXO

Todos estão aprendendo a apreciar e fazer música, participando com grande alegria!!

11 de mai. de 2011

ELYSEU NOS CONCERTOS DIDÁTICOS DA OSPA: ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE

Dia 05 de maio de 2011às 10:00, o IºCiclo Infantil e o IIº Ciclo infanto-juvenil participaram dos Concertos Didáticos da OSPA 2011, realizado no Salão de Atos da Ritoria da UFRGS, sob a Regência do Maestro Manfredo Schmiedt.
Entre as obras executadas estavam:
  • "Fanfarra para um homem comum"de Eine Kleine Cpland.
  • "O Trenzinho do Caipira" - Bachianas Brasileiras nº2 de Heitor villa-lobos.
  • "Sinfonia dos Brinquedos" de F.J Haydn.
  • "Tema do super homem" de J. Willians.
Os Concertos Didáticos realmente estão de parabéns pela forma educativa e lúdica como desenvolvem cada uma das peças musicais. Apresentando cada um dos nipes de instrumentos: metais, madeiras, cordas e percussão, convidam a garotada a desfrutar de cada situação musical, apreciando, interagindo e acessando conhecimentos que de modo extremamente interessante às crianças. o repertório também cuidadosamente estudado para a faixa etária de estudantes de ensino infantil e básico, todo o tempo logrou captar a atenção e a alegria dos alunos.

 Olha a alegria e a estica de Rafael e Mychel!
 Ygor e Jean adoram sair para passear!
 Poporcionar sempre que possível transporte, segurança e conforto
 para estes eventos é respeitar o trabalho educativo a que nos propomos!
 Nossas famílias já fazem parte dos Concertos Didáticos!
 Vitor e sua avó, sem nenhum sono, só alegria!!
 Fico muito orgulhosa de ver nossa escola participar de momentos educativos como este!!
Isso é inclusão!!
 A mãezona, digo, profe Glória, só carinho!
 Momento de expectativa!
 Com gel no cabelo mychel deu um show de charme! Olha a profe Marcia ao fundo, quanta animação!
 Aprofessora Márcia é uma grnade incentivadora  da Educação musical de nossos alunos!

 turma BM a postos!
 Profe Carla e a Aluna Vitória, últimos retoques!
Esse é o meu aluno Rafael!
Jean todo sorriso!
 A coordenadora dos Concertos Didáticos professora Elisa.
 AT4 com sua galerinha!
 Natasha e sua mamãe!
A profe Débora, Vinícius e sua mãe!

PROFESSORA TAMBÉM VAI PRA ESCOLA!!

É isso aí garotada, os professores também necessitam estudar, e muito!!
Aqui vou falar sobre uma das aulas do Curso de Educação Musical e Musicalidade oferecido pela UFRGS: "Produção Vocal e Percepção Musical", aula desenvolvida pela professora Silvia Sobreira no dia 01 de maio de 2011.
Aqui temos uma síntese animada sobre um pouquinho do muito que ela nos ensinou, confira clicando na figura abaixo:




O Curso de Extensão em Educação Musical e Musicalidade foi Coordenado pela Professora Leda Mafiolletti  e  Professora Luciane Cuervo ambas da UFRGS.

 A professora Sílvia Sobreira é Educadora Musical, graduada pela UFRJ, especialista em regência Coral e Mestre em Música. Especializada  também em desafinação ela tem trabalhado com artistas de televisão, bem como já escreveu livro sobre o assunto.
Aqui ela está autografando seu livro "Desafinação Vocal"
 da Ed. Musimed ; 2ª Edição, Rio de Janeiro, 2003.