YOYO E IAIA
LA INTEGRACION SULAMERICANA Y LA INCLUSION A TRAVES DE LOS TAMBORES
Coordenação Professora Sandra Regina Pontes Ferreira
JUSTIFICATIVA
A sabedoria dos tambores, herança dos povos de primeira nação que viveram nos diferentes rincões da América do Sul, como alguns povos indígenas indígenas e os negros trazidos como escravos de diversos pontos do continente africano, ultrapassou o tempo, o espaço e os mais cruéis mecanismos da opressão, perpetuando-se como símbolo de resistência e identidade no imaginário sul-americano. O som dos tambores irmanados pelo envolvimento rítmico seja complexo ou monótono, permite uma unicidade, um envolvimento metafísico, um transe, uma troca potencial promotora de competências de grupo, uma sincronia ancestral, um espaço inconsciente e coletivo.
O Complemento Curricular de Som e Movimento no ano de 2007, vem resgatar a experiência percussiva existente na América do Sul. Dentre os diferentes ritmos reproduzidos em suas musicas e danças.
Qual a contribuição dessa sabedoria dos tambores entre os povos sul americanos, o que há de semelhante e distinto em nossas musicas, entre o carnaval e a murga, o samba e la zamba, o candombe e o candomblé.
O trabalho de Educação Musical oferecido em nosso complemento, com a utilização predominante de tambores desenvolvido há três anos se constitui em campo farto para a realização deste projeto.
Sem as exigências de uma notação musical mais complexa, envolvendo necessariamente a leitura de partituras, alem de oferecer maior flexibilidade no acesso a esse conhecimento, maiores possibilidades de participação coletiva, etc,
a percussão se constitui em uma potente estratégia inclusiva e educadora para nosso alunos ditos especiais, sob diferentes pontos de vista, especialmente no âmbito da educação musical.
Todas as experiências percussivas realizadas pelo grupo, assim como as produções musicais, serão digitalizadas utilizando-se de programas de edição de som. Dentro das propostas da Radio Escola Elyseu, estas experiências poderão ser utilizadas na construção de efeitos sonoros, trilhas sonoras ou de programas educativos de radio, que poderão ser apresentados em aula.
Alem disso, como o trabalho de Educação Musical passa fundamentalmente pelo conhecimento que temos de nosso corpo, de seus movimentos no espaço e no tempo, estaremos também trabalhando expressão corporal e dança. Para tal, estudaremos sobre as diferentes danças, procurando identificar a identidade cultural sul americana.
OBJETIVO GERAL
Conhecer diferentes ritmos através do estudo sobre a origem e a contribuição dos tambores na musica sul americana.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
1. Identificar os paises sul americanos vizinhos ao Brasil.
2. Apreciar e reconhecer diferentes ritmos musicais dos paises sul americanos, tais como, la Zamba, el Tango, el candombe, la murga.
3. Apreciar e reconhecer os ritmos musicais brasileiros, tais como o choro, o candomblé e o samba enredo.
4. Apreciar e cantar diferentes temas do repertorio sul americano.
5. Realizar exercícios de canto e coral.
6. Produzir diferentes tambores com a utilização de sucatas.
7. Executar coletivamente como uso dos tambores alternativos ou convencionais, variados padrões percussivos a partir dos diferentes ritmos musicais sul americanos.
8. Compor coletivamente uma chamada murguenha a partir de tema de interesse do grupo.
9. Compor coletivamente uma chamada em ritmo de candombe.
10. Executar coreografias de danças tradicionais sul americanas, tais como la zamba, el candombe, el tango.
11. Realizar uma síntese do trabalho realizado durante o semestre através de uma apresentação artística de final de ano no Elyseu em Cena 2007.
Este blog pretende registrar o trabalho de Educação Musical Inclusiva construído desde o contexto de uma Escola Especial. 2004 - 2012 Coordenação Profa Sandra Ferreira.
TEXTOS E PLANOS 2004/2011:
A ALEGRIA DA MÚSICA.
SENSAÇÃO - PERCEPÇÃO - CONSCIENCIA CORPORAL E CORPO INTENCIONAL
Mais que captar sensações, perceber é emocionar-se.
Se emocionar é fazer parte do percebido, conectando algo ali que nos afeta. Algo que nos faz sentido.
Emoção, mais do que mera abstração, é experiência, é ação, é o que nos faz mover.
A percepção apresenta uma dimensão ativa. Percepção e consciência da percepção se referem a um único movimento, onde o corpo desempenha o papel central .
Sandra Ferreira
Reflexões sobre a Fenomenologia de Maurice Merleau Ponty
Se emocionar é fazer parte do percebido, conectando algo ali que nos afeta. Algo que nos faz sentido.
Emoção, mais do que mera abstração, é experiência, é ação, é o que nos faz mover.
A percepção apresenta uma dimensão ativa. Percepção e consciência da percepção se referem a um único movimento, onde o corpo desempenha o papel central .
Sandra Ferreira
Reflexões sobre a Fenomenologia de Maurice Merleau Ponty
SALVE A DIVERSIDADE!
FLÂMULA DA BANDA PATAPATASOM - 2005
2 de set. de 2007
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