TEXTOS E PLANOS 2004/2011:


A ALEGRIA DA MÚSICA.

A ALEGRIA DA MÚSICA.
Sthefanie e a professora Sandra no pátio da escola.

SENSAÇÃO - PERCEPÇÃO - CONSCIENCIA CORPORAL E CORPO INTENCIONAL

Mais que captar sensações, perceber é emocionar-se.
Se emocionar é fazer parte do percebido, conectando algo ali que nos afeta. Algo que nos faz sentido.
Emoção, mais do que mera abstração, é experiência, é ação, é o que nos faz mover.
A percepção apresenta uma dimensão ativa. Percepção e consciência da percepção se referem a um único movimento, onde o corpo desempenha o papel central .

Sandra Ferreira

Reflexões sobre a Fenomenologia de
Maurice Merleau Ponty


SALVE A DIVERSIDADE!

SALVE A DIVERSIDADE!
Logotipo da escola.

FLÂMULA DA BANDA PATAPATASOM - 2005

FLÂMULA DA BANDA PATAPATASOM  - 2005
Confeccionada pela Profª Mary Alzira e segurada pelo aluno Juno

23 de abr. de 2011

MODOS DE APRENDIZAGEM MUSICAL

CONFIRA AQUI OS MODOS DE APRENDIZAGEM MUSICAL


 
*Baseado nas idéias de E. Stubley  e no Modelo TECLA de Keiti Swanwick.
Não existe nenhuma ordenação rígida em relação a quais aprendizagens devam ocorrer primeiro, mas o movimento articulado e contextualizado destas diferentes ações sempre deverão ser observados.
Proporcionando  frequência e continuidade nas experiencias musicais, realizando atividades compartilhadas  e as adaptações  necessárias estaremos contribuindo para a inclusão e o desenvolvimento de autonomia no fazer musical.
O que temos observado é que no trabalho com crianças, a organização e secuenciação, deve estar equilibrada à variedade de situações. Assim como, as inovações devem estar aliada às brincadeiras e jogos de repetição, porque elaboramos nossas aprendizagens "no trajeto", fazendo, refazendo, observando, compartilhando olhares, movimentos, ideias e emoções.

Mediante o brinquedo e o jogo regrado,  as crianças dão continuidade às suas experiencias musicais, como forma de assimilar e acomodar novos conhecimentos, a partir da ação e interação direta com os objetos e fenômenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário