TEXTOS E PLANOS 2004/2011:


A ALEGRIA DA MÚSICA.

A ALEGRIA DA MÚSICA.
Sthefanie e a professora Sandra no pátio da escola.

SENSAÇÃO - PERCEPÇÃO - CONSCIENCIA CORPORAL E CORPO INTENCIONAL

Mais que captar sensações, perceber é emocionar-se.
Se emocionar é fazer parte do percebido, conectando algo ali que nos afeta. Algo que nos faz sentido.
Emoção, mais do que mera abstração, é experiência, é ação, é o que nos faz mover.
A percepção apresenta uma dimensão ativa. Percepção e consciência da percepção se referem a um único movimento, onde o corpo desempenha o papel central .

Sandra Ferreira

Reflexões sobre a Fenomenologia de
Maurice Merleau Ponty


SALVE A DIVERSIDADE!

SALVE A DIVERSIDADE!
Logotipo da escola.

FLÂMULA DA BANDA PATAPATASOM - 2005

FLÂMULA DA BANDA PATAPATASOM  - 2005
Confeccionada pela Profª Mary Alzira e segurada pelo aluno Juno

28 de mai. de 2011

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS AO SERVIÇO DA EDUCAÇÃO MUSICAL

Produzimos um jogo de Educação Musical  promovendo a associação som e imagens, envolvendo a percepção tímbrica de instrumentos musicais.


Onde o aluno deveria:

1- compreender o enunciado do jogo mediante a utilização de cartões de comunicação - PECs (com a mediação da professora): Escolha qual o instrumento tu estás escutando.

2- perceber auditivamente o som do instrumento musical apresentado (som já vivenciado nas aulas de música durante o ano letivo até aqui) e relacionar à sua imagem.

3- interagir com o material do jogo com a mediação da professora, compreendendo sua funcionalidade.

4- Realizar o registro gráfico dos instrumentos musicais que mais gostou.

O enunciado do jogo foi proposto utilizando uma frase enigmática com os cartoões de comunicação, depois escutou o recorte musical (som da flauta) para identificar de que imagem era.
 A aluna fez sua escolha.
 voltou a refazer sua escolha...
Mas ao teclar o trompete, percebeu que seu som era diferente.
 
 Finalmente acertou...o som era o som da flauta.
 Depois pode  conhecer o som de outros instrumentos musicais de banda: como o clarinete,
e o bumbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário